Bichodário: Os neologismos do 5º ano no CEU EMEF Parque Anhanguera a partir de uma proposta lúdica pedagógica



Cavacego: cavalo e morcego


CONTEXTUALIZAÇÃO DA ATIVIDADE PROPOSTA: Após debatermos em sala de aula sobre o que é neologismo e como este se faz presente numa prática constante em qualquer língua pelos seus usuários nos mais diversos contextos sociais, as crianças citaram exemplos de palavras conhecidas por elas. Em seguida, propus a elas que criássemos novos vocábulos por meio lúdico a partir das palavras do reino animal na qual inventaríamos um bichodário diferente com a junção de parte das grafias (criação neológica/neologismo) correspondentes a cada animal idealizado em suas mentes, bem como nas suas estéticas (ilustração imagética) corporificando seres mutáveis possibilizando assim o entendimento às crianças do quão viva e variável é a nossa língua – qualquer língua –, e principalmente a percepção de que somos agentes fundantes  na construção dessa realidade. As crianças aceitaram bem a proposta e construíram novos vocábulos e animais bastante inovadores, como percebemos nas imagens abaixo.

NEOLOGISMOS DAS CRIANÇAS

Gatobarão: gato e tubarão


              
Tartagato: tartaruga e gato
Tubabelha: tubarão e abelha

           
             Tartadinossauro: tartaruga e dinossauro
Tatuborbo: tatu e borboleta

       
Cat/gato,vespa e pássaro
Borbogato: borboleta e gato

       
        Aguiaruga: águia e tartaruga
Tartapeixe: tartaruga e peixe

              
                  Peixeabelha: peixe e abelha
Peibra: peixe e cobra

           
                  Focoruja: foca e coruja
Ursoranha: urso e aranha

~       
Gafo: gato e foca
Tubarcego: tubarão e morcego

                 
      
       Linguagem visual e verbal em ascensão 
                                                                                                                                                               
Neologismo idealizado em ação
     
Obra neológica em movimento
 
  Criação linguística verbal/visual mutante


OBS: Agradecimento especial às crianças do 5º ano C, bem como à professora Carol pela realização desta atividade.




Comentários

Postar um comentário