Plano de aula: A inserção do Hip Hop (street dance) na escola por meio dos fundamentos técnicos do Método Parcial

Passos do Hip Hop - Método Parcial


CONTEXTO: Elaborei este plano de aula para o conhecimento dos passos do Hip Hop (street dance)  por meio dos fundamentos técnicos do Método Parcial durante o curso "Musicalização nas escolas" promovido pelo sindicato SINPEEM. Aqui, se encontra uma pequena abordagem sistemática acerca do Hip Hop, podendo contribuir para ampliação dessa atividade cultural nas escolas

PLANO DE AULA: A inserção do Hip Hop (street dance) na escola por meio dos fundamentos técnicos do Método Parcial

Justificativa contextual: Sabemos que em nossa sociedade o ritmo dance musical do Hip Hop se faz presente numa constante, seja observado nas ruas da cidade, ou bem como nas escolas públicas com programas de tempo integral que desenvolvem atividades pedagógicas extracurriculares de música, dança, teatro, etc. Ao percebermos que ao elaborarmos e desenvolvermos atividades pedagógicas/educacionais musicais considerando o contexto cultural vivido pelas nossas crianças na sociedade, estaremos assim fazendo com que as aprendizagens se tornem mais significativas por parte do todo – conteúdo (ensino-aprendizagem), criança, educador, sistema, sociedade...
Turma/Série: CEI/EMEI/EMEF/Ensino Médio
Disciplina: Pedagogia (movimento/dança); Artes; Educação Física
Duração: 5 aulas
Professora: Cilene Lucas Vieira
Conteúdo: Hip Hop: aprendizagem dos fundamentos técnicos para a dança do Hip Hop.
Objetivo: Possibilitar as crianças explorar o conhecimento do Hip Hop por meio dos fundamentos técnicos praticados na dança presentes no contexto social brasileiro.
Recursos Materiais utilizados: Data Show, TV, CDs, Vídeos.
Metodologia na Aula Teórica:
1º momento: Em sala de aula, o professor ministra uma aula teórico-expositiva explanando e explicando acerca do surgimento do Hip Hop:
·         Surgido nos anos 1960 nos Estados Unidos, o movimento cultural do Hip Hop (expressão inglesa correspondente a ‘saltar e mexer os quadris’) se manifesta presente na periferia das grandes cidades do Brasil desde 1980 na qual, de acordo com Roberta Pereira Reis “Essa forma de expressão artística [...] precisa ser cada vez mais absorvida pela escola";
·         Apresentação dos vídeos da arte dance musical do Hip Hop dos endereços eletrônicos:
<http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/balanco-hip-hop-429698.shtml> acesso em 20/11/15 e <https://www.youtube.com/watch?v=IgPFs4eSg_E> acesso em 21/11/15

Metodologia na Aula Prática:
1º momento: Em sala de aula, o professor ministra uma aula teórico-expositiva explanando e explicando as bases fundamentais para os passos utilizados no Hip Hop utilizando a TV/DVD ou projetor multimídia (data show). Apresenta por meio dos vídeos, as diversas variações para o estilo do Hip Hop do Brasil: Foot work, Break com Waves, Be boy, Freeze, Lockings. Neste momento, seria importante explorar (Ensino Fundamental e Médio) as letras compostas pela criançada/garotada a qual falam da autoestima, do amor, da esperança e outras letras que narram situações vividas por muitas delas como a violência e as drogas.
2º momento: Ainda em sala de aula (Educação Fundamental/Médio se não tiver espaço extra sala, afasta as carteiras) ou no pátio da escola, ao som e imagem do “Cultura na Periferia” (<http://culturanaperiferia.blogspot.com.br/2008/11/o-hip-hop-e-auto-estima.html> acesso em 21/11/15) os alunos/crianças/jovens e professores/educadores executam os passos e dançam o Hip Hop. Em seguida, acompanham as variações técnicas para a dança por meio dos vídeos executando os passos e estilos do Hip Hop (dançando) observados no Brasil a quais perpassam por:

·         Foot work (trabalho com os pés);
·         Break (parada);
·         Waves (imita-se ondas com os braços, as pernas e o tronco);
·         Be boy (um integrante adentra à roda rodopiando e pulando pelo chão);
·  Freeze (modo estático: “congelar tripé”, “congelamento tartaruga”, “congelar o ar”, “congelamento do solo”, etc);
·         Lockings (execuções de movimentos com apoio dos braços ao chão).
·          
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
<http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/balanco-hip-hop-429698.shtml> acesso em 20/11/15
<https://www.youtube.com/watch?v=IgPFs4eSg_E> acesso em 21/11/15
<http://culturanaperiferia.blogspot.com.br/2008/11/o-hip-hop-e-auto-estima.html> acesso em 21/11/15 

Comentários

  1. Perfeito! Que iniciativas como essa se tornem cada vez mais habituais nas escolas :D

    ResponderExcluir
  2. nsssss....tudo de bom, agora posso elaborar plano de aula p turminha! obrigada

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso este plano de aula! Parabéns, Cilene! Adorei seu blog!!!

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso este plano de aula! Parabéns, Cilene! Adorei seu blog!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    sou professora de danças urbanas (street dance) e trabalho dando aulas deste estilo há mais de cinco anos, acho muito bacana sua iniciativa e a ideia de levar o conhecimento sobre a cultura hip hop para as escolas, porém no texto há uma enorme confusão sobre os termos e conceitos da cultura hip hop. Que é uma cultura que envolve quatro elementos apenas: RAP, Graffiti, Breaking e DJ.
    As Street Dances ou Danças Urbanas, são originadas a partir da cultura hip hop, mas NÃO é hip hop! Elas abrangem vários estilos como: Locking, Popping, House, Freestyle e Breaking. ( O Breaking além de ser um elemento do Hip Hop, pode ser classificado como uma dança urbana também por isso pode causar alguma confusão)
    Sobre os outros termos colocados por você como: foot work, waves, locking, freezes, bboy, há um enorme equivoco na utilização destes termos pois eles pertencem a estilos diferentes de dança dentro deste universo.
    Então, eu, como integrante da cultura Hip Hop sugiro que você busque se informar, conhecer e estudar mais estes assuntos antes de levar para a sala de aula e passar informações equivocadas! Hoje há muitas formas de encontrar conhecimento sobre o tema, e é muito interessante compreender realmente esse universo!

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Olá Júlia!
      Que legal saber que você é especialista nessa temática Júlia! Embora tenha pesquisado nas fontes citadas aí, sabemos que por vezes há sim equívocos, mas como você bem observa temos, enquanto educadores, a possibilidade de idealizarmos iniciativas legais dentro das escolas. Não trabalho com este universo, e gostaria de convidar você a contribuir aqui conosco com seus conhecimentos. O que você acha de compartilhar vídeos de suas apresentações das danças urbanas derivadas do Hip Hop narrando pra gente todos os passos/movimentos? Ou também você poderia contar pra gente por meio da escrita. E você já pensou também na possibilidade de criar um canal pra divulgar seus conhecimentos? Com certeza, serão ensinamentos bem ricos. Abraços Júlia

      Excluir

Postar um comentário