Plano de aula: A inserção do Hip Hop (street dance) na escola por meio dos fundamentos técnicos do Método Parcial
Passos do Hip Hop - Método Parcial |
CONTEXTO: Elaborei este plano de aula para o conhecimento dos passos do Hip Hop (street dance) por meio dos fundamentos técnicos do Método Parcial durante o curso "Musicalização nas escolas" promovido pelo sindicato SINPEEM. Aqui, se encontra uma pequena abordagem sistemática acerca do Hip Hop, podendo contribuir para ampliação dessa atividade cultural nas escolas.
PLANO
DE AULA: A inserção do Hip Hop
(street dance) na escola por meio dos
fundamentos técnicos do Método Parcial
Justificativa
contextual: Sabemos que em nossa sociedade o ritmo dance
musical do Hip Hop se faz presente
numa constante, seja observado nas ruas da cidade, ou bem como nas escolas
públicas com programas de tempo integral que desenvolvem atividades pedagógicas
extracurriculares de música, dança, teatro, etc. Ao percebermos que ao
elaborarmos e desenvolvermos atividades pedagógicas/educacionais musicais considerando
o contexto cultural vivido pelas nossas crianças na sociedade, estaremos assim
fazendo com que as aprendizagens se tornem mais significativas por parte do
todo – conteúdo (ensino-aprendizagem), criança, educador, sistema, sociedade...
Turma/Série: CEI/EMEI/EMEF/Ensino
Médio
Disciplina: Pedagogia
(movimento/dança); Artes; Educação Física
Duração:
5
aulas
Professora: Cilene Lucas Vieira
Conteúdo:
Hip Hop: aprendizagem dos fundamentos técnicos para a dança do Hip Hop.
Objetivo: Possibilitar
as crianças explorar o conhecimento do Hip
Hop por meio dos fundamentos técnicos praticados na dança presentes no
contexto social brasileiro.
Recursos
Materiais utilizados: Data
Show,
TV, CDs, Vídeos.
Metodologia
na Aula Teórica:
1º
momento: Em sala de aula, o professor ministra uma aula
teórico-expositiva explanando e explicando acerca do surgimento do Hip Hop:
·
Surgido nos anos 1960 nos Estados Unidos, o
movimento cultural do Hip Hop (expressão
inglesa correspondente a ‘saltar e mexer os quadris’) se manifesta presente na
periferia das grandes cidades do Brasil desde 1980 na qual, de acordo com
Roberta Pereira Reis “Essa forma de expressão artística [...] precisa ser cada
vez mais absorvida pela escola";
·
Apresentação dos vídeos da arte dance musical do Hip Hop dos endereços eletrônicos:
<http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/balanco-hip-hop-429698.shtml>
acesso em 20/11/15 e <https://www.youtube.com/watch?v=IgPFs4eSg_E> acesso
em 21/11/15
Metodologia
na Aula Prática:
1º
momento: Em sala de aula, o professor ministra uma aula
teórico-expositiva explanando e explicando as bases fundamentais para os passos
utilizados no Hip Hop utilizando a
TV/DVD ou projetor multimídia (data show). Apresenta por meio dos vídeos, as diversas
variações para o estilo do Hip Hop do
Brasil: Foot work, Break com Waves, Be boy, Freeze, Lockings. Neste momento, seria
importante explorar (Ensino Fundamental e Médio) as letras compostas pela criançada/garotada
a qual falam da autoestima, do amor, da esperança e outras letras que narram
situações vividas por muitas delas como a violência e as drogas.
2º momento: Ainda em sala de aula (Educação Fundamental/Médio se não tiver espaço extra sala, afasta as carteiras) ou no pátio da escola, ao som e imagem do “Cultura na Periferia” (<http://culturanaperiferia.blogspot.com.br/2008/11/o-hip-hop-e-auto-estima.html> acesso em 21/11/15) os alunos/crianças/jovens e professores/educadores executam os passos e dançam o Hip Hop. Em seguida, acompanham as variações técnicas para a dança por meio dos vídeos executando os passos e estilos do Hip Hop (dançando) observados no Brasil a quais perpassam por:
2º momento: Ainda em sala de aula (Educação Fundamental/Médio se não tiver espaço extra sala, afasta as carteiras) ou no pátio da escola, ao som e imagem do “Cultura na Periferia” (<http://culturanaperiferia.blogspot.com.br/2008/11/o-hip-hop-e-auto-estima.html> acesso em 21/11/15) os alunos/crianças/jovens e professores/educadores executam os passos e dançam o Hip Hop. Em seguida, acompanham as variações técnicas para a dança por meio dos vídeos executando os passos e estilos do Hip Hop (dançando) observados no Brasil a quais perpassam por:
·
Foot
work
(trabalho com os pés);
·
Break
(parada);
·
Waves
(imita-se ondas com os braços, as pernas e o tronco);
·
Be boy
(um
integrante adentra à roda rodopiando e pulando pelo chão);
· Freeze (modo
estático: “congelar tripé”, “congelamento tartaruga”, “congelar o ar”, “congelamento do solo”, etc);
·
Lockings
(execuções de movimentos com apoio dos braços ao chão).
·
·
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
<http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/balanco-hip-hop-429698.shtml>
acesso em 20/11/15
<https://www.youtube.com/watch?v=IgPFs4eSg_E>
acesso em 21/11/15
<http://culturanaperiferia.blogspot.com.br/2008/11/o-hip-hop-e-auto-estima.html>
acesso em 21/11/15
Perfeito! Que iniciativas como essa se tornem cada vez mais habituais nas escolas :D
ResponderExcluirObrigada Jéssica Jones!
Excluirnsssss....tudo de bom, agora posso elaborar plano de aula p turminha! obrigada
ResponderExcluirMaravilhoso este plano de aula! Parabéns, Cilene! Adorei seu blog!!!
ResponderExcluirMaravilhoso este plano de aula! Parabéns, Cilene! Adorei seu blog!!!
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirsou professora de danças urbanas (street dance) e trabalho dando aulas deste estilo há mais de cinco anos, acho muito bacana sua iniciativa e a ideia de levar o conhecimento sobre a cultura hip hop para as escolas, porém no texto há uma enorme confusão sobre os termos e conceitos da cultura hip hop. Que é uma cultura que envolve quatro elementos apenas: RAP, Graffiti, Breaking e DJ.
As Street Dances ou Danças Urbanas, são originadas a partir da cultura hip hop, mas NÃO é hip hop! Elas abrangem vários estilos como: Locking, Popping, House, Freestyle e Breaking. ( O Breaking além de ser um elemento do Hip Hop, pode ser classificado como uma dança urbana também por isso pode causar alguma confusão)
Sobre os outros termos colocados por você como: foot work, waves, locking, freezes, bboy, há um enorme equivoco na utilização destes termos pois eles pertencem a estilos diferentes de dança dentro deste universo.
Então, eu, como integrante da cultura Hip Hop sugiro que você busque se informar, conhecer e estudar mais estes assuntos antes de levar para a sala de aula e passar informações equivocadas! Hoje há muitas formas de encontrar conhecimento sobre o tema, e é muito interessante compreender realmente esse universo!
ExcluirOlá Júlia!
Que legal saber que você é especialista nessa temática Júlia! Embora tenha pesquisado nas fontes citadas aí, sabemos que por vezes há sim equívocos, mas como você bem observa temos, enquanto educadores, a possibilidade de idealizarmos iniciativas legais dentro das escolas. Não trabalho com este universo, e gostaria de convidar você a contribuir aqui conosco com seus conhecimentos. O que você acha de compartilhar vídeos de suas apresentações das danças urbanas derivadas do Hip Hop narrando pra gente todos os passos/movimentos? Ou também você poderia contar pra gente por meio da escrita. E você já pensou também na possibilidade de criar um canal pra divulgar seus conhecimentos? Com certeza, serão ensinamentos bem ricos. Abraços Júlia