Objetivos
- Estimular nos educandos o gosto de ouvir, (re)contar e ou ler histórias;
- Debater acerca do respeito e consideração que devemos ter com os animais e para com o ambiente em que vivem;
- Promover e observar as interações/relações pessoais dos educandos no e com o grupo;
- Proporcionar o desenvolvimento da linguagem verbal/oral, bem como das memórias concentradas em meio à leitura da história e o debate propiciando aos educandos possibilidades comunicativas de expressão de ideias;
- Propiciar o manuseio de materiais pedagógicos estimulando a habilidade coordenativa motora fina;
- Despertar – por meio da criatividade lúdica – a interação com o meio em que vivem (re)aproveitando os materiais recicláveis para a construção dos próprios brinquedos;
- Realizar a confecção de uma tartaruga com recursos recicláveis promovendo a protagonização do educando, sendo este, agente transformador de seu meio;
- Possibilitar através da brincadeira com os brinquedos (tartarugas confeccionadas) uma troca expressiva de sentimentos, valores, pensamentos, emoções, colaboração e diversidade.
Natureza - História: “Tino, a Tartaruga Marinha”.
Ano / Série
MG1.3B – Educação Infantil.
Tempo Estimado
4 horas aula/ atividade.
Materiais Necessários
- Livro da história “Tino, a Tartaruga Marinha”;
- Tintas guache ou plástica;
- Parte inferior (fundo) de garrafas pet;
- Fita crepe;
- Pincel;
- Papelão;
- Cola quente.
Antes da leitura
- Organizar uma roda de conversa;
- Averiguar por meio de perguntas se os educandos já viram uma tartaruga. Perguntas possíveis: “Quem já viu uma tartaruga?”; “Onde?”; “O que você achou do animalzinho?”; “Como ela é?”; “Como ela anda/rasteja?”; “Você sabe onde ela vive?”; O que ela come?”; “O que ela carrega nas costas?”.
- Explorar a capa do livro (título, autor, editora, ilustrador, imagens, cores, etc) para possibilitar que os educandos levantem hipóteses acerca do conteúdo do texto;
- Registrar todas as manifestações explicitadas pelos educandos (o educador nesse momento é o escriba).
Durante a leitura
- Realizar a leitura do texto “Tino, a Tartaruga-Marinha” em voz alta realçando nos versos e estrofes os recursos estilísticos de sonoridade e entonação das palavras;
- Explanar acerca dos vocábulos mais difíceis de compreensão podendo diante do nosso contexto substitui-lo por outro vocábulo equivalente destacando o sentido;
- Explorar os recursos visuais dos ambientes e personagens em paralelo à leitura do texto possibilitando e promovendo uma possível compreensão e leitura mais prazerosa.
- Investigar por meio de discussão/debate com os educandos se suas inferências se concretizaram ou não;
- Explicitar que a turma realizará uma atividade por meio de uma confecção de uma tartaruga com materiais recicláveis e com a possibilidade de alguma intervenção do educador;
- Registrar todas as observações perceptíveis durante a leitura e depois da leitura.
Observação: Após a leitura, o educador pode optar por realizar outras atividades, por exemplo: leituras de gêneros intertextuais como “A casa da Tartaruga”, “Projeto Tamar” (textos, figuras/fotos, vídeos, atividades de pesquisa, etc); A História da Tartaruguinha (You Tube - musical); o recontar da história pelos educandos; o desenho da história; a dramatização de como a tartaruga anda/rasteja; confeccionar um objeto contextualizado ao conteúdo ministrado; etc. Por fim, nesse momento prevalece – dependendo dos objetivos – a criatividade do educador.
Atividade - Tartaruga Reciclável
1º momento: O educador recorta – anteriormente – o papelão de acordo com o molde da tartaruga (coloca o nome de cada um) e o fundo da garrafa pet. Se houver a participação dos responsáveis dos educandos, poderão ser solicitados esses recursos a eles.
2º momento: Organizar as tintas guache ou plástica, pincéis, moldes da tartaruga em papelão, fundos das garrafas pet e cola quente para começar a atividade.
3º momento: Entregar para cada educando um molde da tartaruga em papelão, um pincel, a tinta na cor da preferência dele e solicitar para que pintem. Nesse momento, o educador poderá demonstrar como ele realiza sua pintura e quando os educandos tiverem terminado de pintar coloque-as para secar.
4º momento: Distribuir para cada educando um fundo de garrafa pet com o nome escrito em fita crepe e perguntar a cada um qual a cor da tinta guache ou plástica escolhida para esse momento. Com a intervenção do educador o educando coloca o(s) dedinho(s) no recipiente de tinta escolhido e colore por cima do fundo da garrafa pet com pingos ou ousados riscos. Quando terminarem de colorir o educador coloca para secar.
5º momento: Após as partes da tartaruga – corpo (papelão) e carapaça (fundo da garrafa pet) – estiverem secas, o educador cola a carapaça em cima do corpo com a cola quente e delineia os olhos e boca com as tintas guache ou plástica.
6º momento: O educador entrega aos educandos o brinquedo pedagógico (tartaruga) para manusearem e brincarem entre si promovendo a interação e sociabilidade do grupo.
Avaliação
Para essa atividade em sequência didática usou-se como critério de avaliação a observação nos diversos momentos das interações e participações dos educandos em meio às atividades propostas – desenvolvimento da linguagem verbal, coordenação motora, interação com o grupo, etc – na qual, por meio desta observação contínua, podemos acompanhar a evolução de cada educando. No entanto, o educador pode utilizar outros meios de avaliação dependendo de seus objetivos na sequência didática elaborada.
Referências Bibliográficas
BRASILEITURA (autor), Tino, a Tartaruga-Marinha. Editora: Todo Livro. Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Crianças 3-5 Anos.
DOLZ , J. e SCHNEUWLY, B, Gêneros Orais e Escritos na Escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004.
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensifund9anobasefinal.pdf - Modalidades organizativas: p.109. Sequência Didática: p.114. Acesso em 08/04/13.
http://www.recantodasletras.com.br/infantil/3521768 A Casa da Tartaruga – texto – acesso em 08/04/13.
http://www.youtube.com/watch?v=ZBJ7ba5wdr0 - A História da Tartaruguinha (música infantil)– Acesso em 09/04/13.
http://www.tamar.org.br/ - Projeto Tamar – Acesso em 09/04/13.
Olá, Cilene! Amei seu trabalho!
ResponderExcluirQue DEUS lhe abençõe nessa nova etapa da sua carreira!
Felicidades!
Obrigada Maria Verônica! Desculpe não tê-la respondido antes, mas você sabe que estávamos muito ocupadas com os trabalhos. Espero vê-la por aqui novamente!!!
Excluir