|
Valorização da literatura e das pessoas negras nos nossos contextos. |
CONTEXTUALIZAÇÃO
Realizei esta atividade com os 5º anos da EMEF Remo Rinaldi Naddeo. Após a leitura e discussão da obra "A Princesa e a Ervilha" de Rachel Isadora, propus às crianças que confeccionássemos príncipes e princesas negras/descendentes. As crianças aceitaram prontamente e logo começamos a oficina construtiva dos bonecos.
|
Exposição de príncipes e princesas no mural da escola.
|
DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE
- Leitura do livro ""A princesa e a ervilha;
- Debate discursivo acerca do esteriótipo de princesas e príncipes existentes ao longo da história possibilitando reflexões acerca da valorização e pertencimentos das pessoas negras/afrodescendentes nos diversos contextos;
- Oficina construtiva para confecção de personagens negros/descendentes por meio da arte.
MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA OFICINA
- Molde de um corpo humano recortado em papelão;
- Tintas guache, canetinhas e ou papeis nas cores preta ou marrom para colorir o molde;
- Cola branca, tesoura, adereços diversos para confeccionar os personagens;
- Retalhos diversos de panos e papeis coloridos para montar as vestes dos príncipes e princesas.
|
Crianças recortando os moldes dos bonecos. |
|
Oficina construtiva dos príncipes e princesas. |
|
Princesa linda com vestido em tecido e coroa nos cabelos loiros estilo black. power |
|
Princesa linda confeccionada pela aluna Maria Lúcia. |
|
Linda princesa com vestido em papel crepom e com fita nos cabelos cacheados. |
|
Princesa linda confeccionada pela aluna Geovanna. |
Comentários
Postar um comentário