Plano de aula: Luanda em chocolate: uma questão de identidade.


PLANO DE AULA: Luanda em chocolate: uma questão de identidade

CONTEXTUALIZAÇÃO: Luanda é uma das três personagens negras do livro "Meninas Negras" de Madu Costa.

TURMA: Berçário II 

TEMA:  Luanda em chocolate: uma questão de identidade.

DISCIPLINA: História/Português/Arte

OBJETIVOS:  
  • Valorizar a presença e a literatura do negro/afrodescendente dentro da escola;
  • Confeccionar a arte/desenho/colagem da menina Luanda coletivamente.
CONTEÚDOS: 
  • Linguagem/Leitura da história de Luanda;
  • Valorização da identidade/etnia negra/afrodescendente;
  • Percepção da beleza negra por meio da arte.
DURAÇÃO: 5 horas aula

RECURSOS: 
  • Cartolina,
  • Giz de cera/lápis de cor/canetinha, 
  • Mais ou menos 200 gramas de cobertura de chocolate ou chocolate derretido.
METODOLOGIA: 
  • Numa roda de leitura, o (a) professor (a) lê a história de Luanda explorando todos os recursos imagéticos;
  • O (A) professor (a) desenha e colore uma menina negra na cartolina sem os cabelos (o cabelo será o chocolate derretido que as crianças irão delinear com suas mãozinhas no desenho);
  • Em seguida, as crianças fazem a pintura/colagem dos cabelos de Luanda com as mãozinhas (chocolate).
OBS: No momento do chocolate, as crianças poderão colocar as mãozinhas na boca experimentando sua arte.

AVALIAÇÃO: A avaliação consiste na observação de como as crianças interagem em meio ao tema abordado e na participação coletiva da confecção da amiguinha Luanda.


Comentários

Postar um comentário