Valorização da amizade no conto: Um burro por um carro.

Um burro por um carro

Resumo do conto "Um burro por um carro"
    O conto narra que um menino tem um burrinho em sua fazenda e que este o ajuda muito carregando todo o peso coletado na plantação de tomate. O menino então, sentindo dó do seu amigo burrinho, resolve comprar um carro para transportar o peso da colheita, aliviando assim o sofrimento do amiguinho. Ao comprar o carro, o menino não só transporta a colheita, como faz passeios constantes com o carro, esquecendo-se do seu amigo burrinho. O burrinho passa a sofrer a ausência do menininho, fica tristonho e chora cotidianamente. Um dia, o menininho observa a tristeza do burrinho e ao lhe perguntar o que acontecera, se surpreende com a resposta de que estava sentindo a sua falta. O menininho se retrata com o amigo burrinho e promete que nunca mais o deixará tão sozinho.

OBS: antes da leitura e após a leitura deste conto, explorar a temática da amizade por meio de questionamentos.

Contexto da atividade do burro e carrinhos


Carrinhos: As crianças do Berçário II C/D interagiram após a leitura pintando com tintas guache de cores variadas, várias caixinhas de remédios e cones de papel higiênico e de papel toalha. Ao secar, colei tampinhas de garrafas nas caixinhas e cones simbolizando os pneus dos carros. Amarrei barbante nos carrinhos e os colei com cola quente no painel em Kraft com o desenho do burrinho.

Burrinho: Desenhei o burrinho em papel Kraft num tamanho bem maior ao observado no livro. Optei por colori-lo em cinza. Cortei várias tirinhas de lã de cor mesclada em azul (era a cor que tínhamos na escola) e fiz vários pom-pons. Colei os pom-pons na altura da clina e do rabinho do burrinho. 
Desenho e colagem do burrinho
Colagem dos carrinhos no painel
OBS: A atividade do painel do burrinho e carrinhos foi pensada para ser colocada na altura das crianças para que estas pudessem manusear os elementos constituídos no conto. Objetivei também com a atividade na altura das crianças, que estas, ao tocarem com as suas mãozinhas nos recursos ali disponíveis, pudessem sentir a textura da lã, do papel Kraft (textura mais fina), do papelão (textura mais grossa) e das tampinhas de garrafa. 
Crianças manuseando o painel: carrinhos e burrinho.
Crianças dirigindo os carrinhos no painel.
Apreciação das crianças

 É perceptível, todos os dias na nossa escola, a parada  opcional e constante das crianças diante do painel do conto "Um burro por um carro". Encantados com os carrinhos confeccionados em sucata, ficam por tempos realizando a brincadeira simbólica do "dirigir". Também admiram o burrinho, pegando na textura presente em sua clina e rabinho confeccionados em lã. Manuseiam o desenho do burrinho também pegando nos dentes brancos, nas orelhas e nas patas. 


Comentários