Círculos Sobrepostos
Refletindo acerca do “posicionamento” de valores na identidade do educando, elaborei e apliquei esta atividade experimental, propondo-a em uma turma de 6º ano (5ª série) a partir dessa temática. A ideia era que escrevessem “os valores que consideravam mais importantes em círculos sobrepostos”, sendo o do centro o valor, segundo cada educando, o mais importante e os mais periféricos os menos importantes ou valorativos. Dentre os vários círculos, selecionei de maneira aleatória os quatro círculos percebidos acima, sendo cada um pertencente a um educando.
Em análise, podemos observar que cada educando enfatizou coisas distintas, cada um com seu arcabouço de valores característico.
O primeiro cita ATENÇÃO. Estaria ele perpassando por algum desafio a qual, há que se esforçar para se preocupar em ter mais atenção com relação a alguma situação? Em seguida relata o CARINHO. Poderia ser este o motivo de seu déficit de atenção - a falta ou excesso de carinho? O quarto e o terceiro, AMOR e FAMÍLIA, seguem-se numa sequência escalativa de valor na qual, esse educando, concebe prioritativamente a importância da família antes da valoração amorosa (amor). Mas, ao intencionalizar a família como sendo mais importante antes mesmo que o amor, já não é sinal de que este educando a ama (família) muito?
No segundo círculo, o educando mescla tipos variados de valores, misturando bens materiais – aos quais certamente vincula sentimentos – com CARINHO, FAMÍLIA, AMOR e COMPAIXÃO. Demonstra que a hierarquia de seus valores não está bem definida, como percebemos na imagem acima.
O terceiro prioriza, nesta ordem: FÉ, AMIGOS, AMOR e COMPUTADOR.
O quarto cita de valores positivos a negativos. Parte do centro da FELICIDADE, passando pela SOLIDARIEDADE e chegando a sentimentos negativos, CIÚMES e por fim a RAIVA.
Questionamentos/Problematizações possíveis para os valores narrados nos círculos:
- O primeiro aluno demonstra necessitar uma atenção especial sobre a questão da ATENÇÃO?
- Fica evidente de que o segundo educando carece de ajuda para organizar a significação de seus valores?
- A importância valorativa atribuída pelo terceiro educando ao COMPUTADOR (Qual a real importância que este tem em sua vida? Realmente tem tanto valor assim? Outros valores poderiam o sobrepor como mais importantes? Quais?)
- Podemos (escola) contribuir de alguma forma na formação dos valores observados no círculo do quarto educando, na qual expõe variadas vezes as palavras com os sentimentos negativos? Por que citou-as?
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ARAUJO, U. A construção psicológica e social dos valores, 2007. Disponível em <http://www.revistahumanum.org/revista/wp.../9Klz1uaBTa04UlisesA71.pdf>
Comentários
Postar um comentário