A CONSTRUÇÃO PSICOLÓGICA DOS VALORES - Parte I


Os valores referem-se a trocas afetivas que o sujeito realiza com o exterior (Araújo, 2007). Surgem daí a projeção de sentimentos positivos sobre objetos, e/ou pessoas, e/ou relações, e/ou sobre si mesmo.” Assim, sabendo que as “trocas afetivas” que realizamos com o ambiente e as pessoas à nossa volta ocorrem invariavelmente ao longo da vida, é possível afirmar que nossos valores estão em constante construção. A formação dos valores ainda se passa sobre o período em que o educando se encontra na escola, sendo este meio, um ambiente com o qual ele se relaciona afetivamente, além das pessoas que se encontram neste. Portanto, é imprescindível que a escola e seus indivíduos estejam preparados para despertar sentimentos positivos e que valorizem seus educandos.
Partindo do preceito psicológico de que a “identidade é uma construção dinâmica da unidade da consciência de si” - imbricado aí os valores - torna-se cada vez mais explicita a necessidade da escola se envolver neste processo, seja lá a idade que os educandos tiverem. Contudo, quanto mais velho for o educando, mais valores estarão presentes em sua identidade, o que não significa que estes não possam ser reforçados, modificados, ou mesmo criados quando inexistirem.


ARAUJO, U. A construção psicológica e social dos valores, 2007.  Disponível em <http://www.revistahumanum.org/revista/wp.../9Klz1uaBTa04UlisesA71.pdf>

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