* Esta atividade faz parte do meu projeto “Cantarolando em Língua Inglesa na Educação Infantil"
Finger Family (Família dos Dedinhos)
Contexto desta prática pedagógica
Trabalho Finger family nas rodas de músicas com
as crianças utilizando os recursos da voz e dos dedos das mãos. Para melhor compreensão das crianças, demonstro cada dedo e falo em língua inglesa e portuguesa, o vocábulo do ente familiar a que cada um representa. A possibilidade do listen (ouvir), speak (falar) e sing (cantar) em inglês na Educação Infantil poderá corroborar para uma melhor receptividade da gramática aplicada dessa língua no Ensino Fundamental.
Conteúdo
Finger family (Família dos dedinhos)
Finger family (Família dos dedinhos)
Ano / Série
Todas as turmas do Centro de Educação Infantil.
OBS: Esta atividade lúdica em língua inglesa na Educação Infantil possibilita às crianças o contato com as
habilidades da pronúncia da fala (speak) e da escuta (listen). Se pode trabalhar esta atividade até o 7º ano - 6ª série do Ensino Fundamental, na qual o professor
poderá trabalhar a prática das quatro habilidades da língua: a pronúncia da fala
(speak), escuta (listen), a leitura (read)
e a escrita (write).
3 horas aula/ atividade (songs and activity).
Na Roda de Música (Recursos Necessários)
·
A utilização da voz (alta) do
professor para cantar;
· Usar os dedos das mãos para
simbolizar por meio deles os membros da família, a saber: dedo polegar (father/papai), dedo indicador (mother/mamãe), dedo médio (brother/irmão), dedo anelar (sister/irmã) e dedo mínimo (baby/bebê).
Na Sala de Vídeo
(Recursos Necessários)
·
Vídeo musical
infantil Finger Family (DVD/pen drive/internet);
· Computador/TV/DVD.
Trabalhando a identidade da criança na Educação Infantil
·
O professor molda e recorta em
papelão o formato de bonecos (representação de um corpo humano);
·
O professor solicita aos
responsáveis pela criança que levem o molde em papelão para casa e elejam um
membro da família para ser representado naquele molde, podendo relatar no momento da confecção do membro escolhido para o molde, a importância dessa pessoa no pleito familiar;
· O professor solicita ainda aos responsáveis
pela criança que, ao escolherem o membro familiar, decorem/pintem/colem adereços
no molde tentando representar o membro familiar escolhido;
·
Ao receber as atividades de representação
elaboradas pelas famílias, o professor realiza uma exposição nas paredes da
escola.
OBS: No Ensino Fundamental, o professor desenvolve esta atividade com os próprios
alunos, pois estes já realizam as técnicas da pintura, colagem, recorte, etc.
Fonte do vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=YJyNoFkud6g
Comentários
Postar um comentário