Finger Family nas rodas de músicas

*                Esta atividade faz parte do meu projeto “Cantarolando em Língua Inglesa na Educação Infantil"



 Finger Family (Família dos Dedinhos)










Contexto desta prática pedagógica

 Trabalho Finger family nas rodas de músicas com as crianças utilizando os recursos da voz e dos dedos das mãos. Para melhor compreensão das crianças, demonstro cada dedo e falo em língua inglesa e portuguesa, o vocábulo do ente familiar a que cada um representa. A possibilidade do listen (ouvir), speak (falar) e sing (cantar) em inglês na Educação Infantil poderá corroborar para uma melhor receptividade da gramática aplicada dessa língua no Ensino Fundamental. 

Conteúdo 

Finger family (Família dos dedinhos)

Ano / Série 

Todas as turmas do Centro de Educação Infantil.


OBS: Esta atividade lúdica em língua inglesa na Educação Infantil possibilita às crianças o contato com as habilidades da pronúncia da fala (speak) e da escuta (listen). Se pode trabalhar esta atividade até o 7º ano - 6ª série do Ensino Fundamental, na qual o professor poderá trabalhar a prática das quatro habilidades da língua: a pronúncia da fala (speak), escuta (listen), a leitura (read) e a escrita (write).




Tempo Estimado 

3 horas aula/ atividade (songs and activity).

Na Roda de Música (Recursos Necessários)

·                     A utilização da voz (alta) do professor para cantar;

·           Usar os dedos das mãos para simbolizar por meio deles os membros da família, a saber: dedo polegar (father/papai), dedo indicador (mother/mamãe), dedo médio (brother/irmão), dedo anelar (sister/irmã) e dedo mínimo (baby/bebê).

Na Sala de Vídeo (Recursos Necessários)
·                     Vídeo musical infantil Finger Family  (DVD/pen drive/internet);

·                    Computador/TV/DVD.

Atividade pós roda de música e vídeo


finger, family, atividade, plano, aula, educação, infantil, inglês, identidade


Trabalhando a identidade da criança na Educação Infantil

·                     O professor molda e recorta em papelão o formato de bonecos (representação de um corpo humano);

·                     O professor solicita aos responsáveis pela criança que levem o molde em papelão para casa e elejam um membro da família para ser representado naquele molde, podendo relatar no momento da confecção do membro escolhido para o molde, a importância dessa pessoa no pleito familiar;

·              O professor solicita ainda aos responsáveis pela criança que, ao escolherem o membro familiar, decorem/pintem/colem adereços no molde tentando representar o membro familiar escolhido;

·                     Ao receber as atividades de representação elaboradas pelas famílias, o professor realiza uma exposição nas paredes da escola.



OBS: No Ensino Fundamental, o professor desenvolve esta atividade com os próprios alunos, pois estes já realizam as técnicas da pintura, colagem, recorte, etc.

Fonte do vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=YJyNoFkud6g

Comentários