A ESCOLA E A CONSTRUÇÃO DE VALORES - Parte II


Contexto: Esta atividade foi planejada e ministrada em minhas aulas de língua inglesa para a discussão de sentimentos valorativos com os educandos acerca da Ética, Valores e Cidadania na escola.

  
Educanda 1

   Ao dialogarmos e ouvirmos os educandos, exercemos um trabalho democrático, na qual o cidadão/aluno expressa por meio de seus sentimentos o seu “eu”, ou seja, a sua autoestima, autoimagem, autoconhecimento. Sobre exercícios que envolvem os sentimentos em sala de aula, fiquei extremamente feliz com os resultados conseguidos após aplicação do exercício exemplificado nessa aula. Após entregar uma folha de papel em branco para cada educando, pedi que dobrassem ao meio. Escrevemos e lemos cada pergunta. Por etapas, cada uma em sua vez. As escritas das frases pedidas foram confeccionadas na língua inglesa - disciplina a qual ministro – e para as respostas combinamos que poderia ser em qualquer uma das línguas - portuguesa ou inglesa -, ficando a critério do educando. Para a 1ª etapa a frase Draw a sad person. (Desenhe uma pessoa triste), na 2ª etapa Why the sadness? (Por que está triste?) e na 3ª etapa What can I do to help this person? (O que posso fazer para ajudar essa pessoa?). Notemos a partir das respostas dos sentimentos dos educandos nos trabalhos abaixo que os mesmos imaginam e propõem ajudar a pessoa que está triste de diversas formas.

Educanda 2

Educanda 3

Educando 4

Educanda 5

Educando 6
   Muitos educandos fizeram relação da tristeza da pessoa com o amor – perca de namorado (a) – e podemos constatar a partir do texto da educanda 5, à qual respondeu em inglês narrando que daria uma palavra amiga dizendo que um dia ela iria encontrar um amor verdadeiro. Chamou-me muito a atenção o texto da educanda 1 à qual diz que o rapaz perdeu o emprego e que ela o ajudaria entregando currículos para ele. A educanda 2 coloca que a pessoa está triste por ter se desentendido com a melhor amiga e ela ajudaria dando conselhos para que as duas se dialoguem para resolver o problema. Para a educanda 3 a pessoa está triste por ter perdido duas pessoas valiosas na vida dela – os pais – na qual pode ajudá-la tentando consolá-la e alegrá-la para sair da depressão. No texto do educando 4, percebemos que a pessoa triste em questão, é uma professora à qual chora por ter sido magoada por um aluno de ensino médio. Ele a aconselha dizendo que o tempo a ajudará esquecer o que o aluno lhe fez. O educando 6 nos narra, que a pessoa está triste e chorando porque se sente excluído em seu contexto e pode ajudar aprendendo a língua de sinais (LIBRAS) para poder se comunicar com ele. Após realizarmos essa atividade, fizemos a socialização das escritas e discutindo e promovendo através de um debate democrático as diversas valorações inseridas nas autoimagens, sentimentos e afetividade dos educandos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ARAUJO, U. O ambiente escolar cooperativo e a construção do juízo moral infantil: sete anos de estudo longitudinal
ARAUJO, U. Escola, democracia e a construção de personalidades morais

Comentários