Contexto: Esta atividade foi planejada e ministrada em minhas aulas de língua inglesa para a discussão de sentimentos valorativos com os educandos acerca da Ética, Valores e Cidadania na escola.
 |
Educanda 1
|
Ao dialogarmos e ouvirmos os
educandos, exercemos um trabalho democrático, na qual o cidadão/aluno expressa
por meio de seus sentimentos o seu “eu”, ou seja, a sua autoestima, autoimagem,
autoconhecimento. Sobre exercícios que
envolvem os sentimentos em sala de aula, fiquei extremamente feliz com os resultados
conseguidos após aplicação do exercício exemplificado nessa aula. Após
entregar uma folha de papel em branco para cada educando, pedi que dobrassem ao meio.
Escrevemos e lemos cada pergunta. Por etapas, cada uma em sua vez. As escritas das frases
pedidas foram confeccionadas na língua inglesa - disciplina a qual ministro – e
para as respostas combinamos que poderia ser em qualquer uma das línguas -
portuguesa ou inglesa -, ficando a critério do educando. Para a 1ª etapa a
frase Draw a sad person. (Desenhe uma
pessoa triste), na 2ª etapa Why the
sadness? (Por que está triste?) e na 3ª etapa What can I do to help this person? (O que posso fazer para
ajudar essa pessoa?). Notemos a partir
das respostas dos sentimentos dos educandos nos trabalhos abaixo que os mesmos
imaginam e propõem ajudar a pessoa que está triste de diversas formas.
 |
Educanda 2 |
 |
Educanda 3 |
 |
Educando 4 |
 |
Educanda 5 |
 |
Educando 6 |
Muitos educandos fizeram
relação da tristeza da pessoa com o amor – perca de namorado (a) – e podemos
constatar a partir do texto da educanda 5, à qual respondeu em inglês
narrando que daria uma palavra amiga dizendo que um dia ela iria encontrar um
amor verdadeiro. Chamou-me muito a atenção o texto da educanda 1 à qual diz que o
rapaz perdeu o emprego e que ela o ajudaria entregando currículos para ele. A educanda 2 coloca que a pessoa está triste por ter se desentendido com a melhor
amiga e ela ajudaria dando conselhos para que as duas se dialoguem para resolver o
problema. Para a educanda 3 a pessoa está triste por ter perdido duas
pessoas valiosas na vida dela – os pais – na qual pode ajudá-la tentando
consolá-la e alegrá-la para sair da depressão. No texto do educando 4,
percebemos que a pessoa triste em questão, é uma professora à qual chora por
ter sido magoada por um aluno de ensino médio. Ele a aconselha dizendo que o
tempo a ajudará esquecer o que o aluno lhe fez. O educando 6 nos narra, que a pessoa está triste e chorando porque se sente excluído em seu contexto e pode ajudar aprendendo a língua de sinais (LIBRAS) para poder se comunicar com ele. Após realizarmos essa atividade, fizemos a
socialização das escritas e discutindo e promovendo através de um
debate democrático as diversas valorações inseridas nas autoimagens, sentimentos e afetividade dos
educandos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ARAUJO, U. O ambiente escolar cooperativo
e a construção do juízo moral infantil: sete anos de estudo longitudinal
ARAUJO, U. Escola,
democracia e a construção de personalidades morais
Comentários
Postar um comentário