A escola deve propiciar o estudo das ciências com uma definição mais
ampla. No currículo está o percurso formativo do aluno, para que este adquira
habilidades e competências, na qual as ciências expõem o conjunto destes
conteúdos.
Ciência como linguagem: Carecemos de filosofar sobre o nosso trabalho
para uma máxima eficácia do/no aprendizado do nosso educando. Como exemplos,
observemos algumas situações de aspectos geológicos, químicos e físicos para o
uso da ciência como linguagem:
·
Ao se ler um
jornal diário sobre a previsão do tempo, este nos informa se haverá frente fria,
se esta frente fria implicará em condensação de chuva, enfim, para a
compreensão deste processo implica no domínio desse conhecimento de linguagem;
·
Em qualquer
canal de TV, em seus jornais, falam-se a respeito de fenômenos atmosféricos,
terremotos, eventos catastróficos e trágicos na qual para haver o entendimento
da dimensão gradual das escalas logarítmicas percorre a necessidade do
conhecimento dessa linguagem científico-matemática;
·
Ao
analisarmos o PH da água, se essa é mais ácida ou menos ácida; de alimentos – consumo,
dosagem, calorias, gorduras, carboidratos – há também a necessidade do
conhecimento da linguagem expressa no rótulo.
Ciência como instrumental prático: A ciência do conhecimento pode e deve
ser compreendida como coisa de cada um, ou seja, instrumental para a
necessidade prática de cada um e não somente dos cientistas. A ciência do
conhecimento é coisa do ser humano. Notemos alguns casos em que o conhecimento
e função da ciência como instrumental prático é relevante:
·
Ao avaliar que
a conta de energia elétrica vem alta por conta dos banhos quentes demorados,
percebo a importância da troca do chuveiro elétrico pelo de gás. Para tanto, há a necessidade de apreciação e
cálculo do consumo (KW), o custo do novo aparelho e sua instalação, entre
outros;
·
Uma criança
que se apresenta com dor de cabeça à qual tem dificuldades para mover o
pescoço, pode-se desconfiar não apenas de uma possibilidade mais simples como a
gripe, mas também de uma mais grave como a meningite. Esses levantamentos
hipotéticos fazem parte da natureza da ciência do conhecimento;
·
Ao ler a
instrução de um detergente que diz “não usar com o fogão quente”, é observada a
necessidade de se esperar o fogão esfriar para realizar a limpeza, pois do
contrário os componentes químicos do produto podem estragar ou manchar o
esmalte do mesmo. Essa compreensão da ciência instrumental prática é que nos
dão condições de agir conscientemente.
Ciência como visão de mundo: A ciência pode ser percebida pela visão de
mundo de cada um, de cada ser humano, e não só pelos cientistas. Ao chegar ao complicado século XXI, há-se a
necessidade de compreender esse mundo complexo. Para tanto, vejamos através de
uma visão de mundo baseada na tecnologia:
·
A tecnologia
está presente na vida das pessoas, mas às vezes surgem indagações – “Por que
usar? Como usar?”. Por que nos controles remotos, por exemplo, usa-se rádio de frequência
e no aparelho celular não?
Percebemos no artigo Science and World View que o autor ao
escrever Every person has a world view
that influences everything he does. Scientists and science are not exceptions to
this concorda com o exposto
acima, ou seja, cada pessoa tem e usa sempre sua visão de mundo na interação
com o que faz não sendo privilégio somente do cientista-ciência. Em outro
momento coloca In answering the
"hows" of existence, science makes a valuable contribution to the
larger picture of our world view e nos faz conferir que para responder aos
‘por quês’ dos nossos educandos a ciência é extremamente importante e contribui fundamentalmente para uma melhor
compreensão do aprendizado.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Publicação:
Artigo da Revista Acesso: revista de educação e informática n. 14. São Paulo:
FDE, dez.2000. Páginas: 29-34
http://www.northave.org/MGManual/Science/Sci1.htm
(acesso em 15/10/11 às 10h45)
MAPA CONCEITUAL (elaboração própria)
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