CIÊNCIA E EDUCAÇÃO


A escola deve propiciar o estudo das ciências com uma definição mais ampla. No currículo está o percurso formativo do aluno, para que este adquira habilidades e competências, na qual as ciências expõem o conjunto destes conteúdos.
Ciência como linguagem: Carecemos de filosofar sobre o nosso trabalho para uma máxima eficácia do/no aprendizado do nosso educando. Como exemplos, observemos algumas situações de aspectos geológicos, químicos e físicos para o uso da ciência como linguagem:
·         Ao se ler um jornal diário sobre a previsão do tempo, este nos informa se haverá frente fria, se esta frente fria implicará em condensação de chuva, enfim, para a compreensão deste processo implica no domínio desse conhecimento de linguagem;
·         Em qualquer canal de TV, em seus jornais, falam-se a respeito de fenômenos atmosféricos, terremotos, eventos catastróficos e trágicos na qual para haver o entendimento da dimensão gradual das escalas logarítmicas percorre a necessidade do conhecimento dessa linguagem científico-matemática;
·         Ao analisarmos o PH da água, se essa é mais ácida ou menos ácida; de alimentos – consumo, dosagem, calorias, gorduras, carboidratos – há também a necessidade do conhecimento da linguagem expressa no rótulo.
Ciência como instrumental prático: A ciência do conhecimento pode e deve ser compreendida como coisa de cada um, ou seja, instrumental para a necessidade prática de cada um e não somente dos cientistas. A ciência do conhecimento é coisa do ser humano. Notemos alguns casos em que o conhecimento e função da ciência como instrumental prático é relevante:
·         Ao avaliar que a conta de energia elétrica vem alta por conta dos banhos quentes demorados, percebo a importância da troca do chuveiro elétrico pelo de gás.  Para tanto, há a necessidade de apreciação e cálculo do consumo (KW), o custo do novo aparelho e sua instalação, entre outros;
·         Uma criança que se apresenta com dor de cabeça à qual tem dificuldades para mover o pescoço, pode-se desconfiar não apenas de uma possibilidade mais simples como a gripe, mas também de uma mais grave como a meningite. Esses levantamentos hipotéticos fazem parte da natureza da ciência do conhecimento;
·         Ao ler a instrução de um detergente que diz “não usar com o fogão quente”, é observada a necessidade de se esperar o fogão esfriar para realizar a limpeza, pois do contrário os componentes químicos do produto podem estragar ou manchar o esmalte do mesmo. Essa compreensão da ciência instrumental prática é que nos dão condições de agir conscientemente.
Ciência como visão de mundo: A ciência pode ser percebida pela visão de mundo de cada um, de cada ser humano, e não só pelos cientistas.  Ao chegar ao complicado século XXI, há-se a necessidade de compreender esse mundo complexo. Para tanto, vejamos através de uma visão de mundo baseada na tecnologia:
·         A tecnologia está presente na vida das pessoas, mas às vezes surgem indagações – “Por que usar? Como usar?”. Por que nos controles remotos, por exemplo, usa-se rádio de frequência e no aparelho celular não?
Percebemos no artigo Science and World View que o autor ao escrever Every person has a world view that influences everything he does. Scientists and science are not exceptions to this concorda com o exposto acima, ou seja, cada pessoa tem e usa sempre sua visão de mundo na interação com o que faz não sendo privilégio somente do cientista-ciência. Em outro momento coloca In answering the "hows" of existence, science makes a valuable contribution to the larger picture of our world view e nos faz conferir que para responder aos ‘por quês’ dos nossos educandos a ciência é extremamente importante  e contribui fundamentalmente para uma melhor compreensão do aprendizado.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Publicação: Artigo da Revista Acesso: revista de educação e informática n. 14. São Paulo: FDE, dez.2000. Páginas: 29-34
http://www.northave.org/MGManual/Science/Sci1.htm (acesso em 15/10/11 às 10h45)
MAPA CONCEITUAL (elaboração própria)

Comentários