ARTE IDENTIDADE E LITERATURA NEGRA

Galeria das telas do projeto 'Arte Identidade e Literatura Negra'




Crianças produzindo a arte 'Professora
        do Kelo' -Escola de Chuva
O projeto 'Arte Identidade e Literatura Negra' apresenta diversas práticas pedagógicas nas regiões periféricas do estado e município de São Paulo - Brasil. As atividades com a temática negra decorreram e ainda decorrem com o trabalho realizado não somente com as crianças pequenas, mas também com interações com a comunidade escolar e do bairro.  Descrevemos por meio deste, como que por meio dessas ações as pessoas em geral, poderão se reconhecer e se identificar como pertencentes e ou descendentes da etnia negra. São diversos e inúmeros os questionamentos acerca da temática oportunizada neste trabalho pedagógico, bem como o interesse em participar da sua implementação por meio de uma arte literária identidade, arte vida, arte representativa, arte viva, arte consciência, arte pertencimento, arte resistência...  Tivemos a necessidade de abordar este tema na escola por meio de leituras significativas em meio às diversas observações de vivências tanto em sala de aula quanto em outros espaços da unidade, a que, ao percebemos a existência destas variadas passagens negativas, começamos a desenvolver este trabalho. Pensamos então em oportunizar com este trabalho o atendimento curricular inspirando-nos nas contribuições para a implementação da Lei de n. 10.639 (2003) na qual traz a proposta para o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e da Cultura Afro-Brasileira e Africana (2008) e assim implementamos no currículo da Educação Infantil por meio da Arte e da Literatura. Também nos inspiramos no documento “Respeitar é preciso” (2015), lançado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME/PMSP) em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo (SMDHCSP), a qual observa uma preocupação na intervenção do cotidiano escolar que vai além do garantir a aprendizagem de conteúdos curriculares para as crianças, jovens e adolescentes: preocupa-se também com os valores e atitudes humanas destas pessoas. Apresentamos por meio deste trabalho então, explanações e oficinas artísticas temáticas passíveis e possíveis de implementação intracurricular, bem como os desdobramentos e considerações sobre o trabalho. Apresentamos ainda a continuidade do projeto a que será palco de exposição pela cidade e estado de São Paulo.










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