O projeto 'Arte Identidade e Literatura Negra' apresenta diversas práticas pedagógicas nas regiões periféricas do estado e município de São Paulo - Brasil. As atividades com a temática negra decorreram e ainda decorrem
com o trabalho realizado não somente com as crianças pequenas, mas também com
interações com a comunidade escolar e do bairro. Descrevemos por meio deste, como que por meio
dessas ações as pessoas em geral, poderão se reconhecer e se identificar como
pertencentes e ou descendentes da etnia negra. São diversos e inúmeros os questionamentos
acerca da temática oportunizada neste trabalho pedagógico, bem como o interesse
em participar da sua implementação por meio de uma arte literária identidade,
arte vida, arte representativa, arte viva, arte consciência, arte pertencimento,
arte resistência... Tivemos a
necessidade de abordar este tema na escola por meio de leituras significativas
em meio às diversas observações de vivências tanto em sala de aula quanto em
outros espaços da unidade, a que, ao percebemos a existência destas variadas
passagens negativas, começamos a desenvolver este trabalho. Pensamos então em
oportunizar com este trabalho o atendimento curricular inspirando-nos nas contribuições para a implementação da Lei de
n. 10.639 (2003) na qual traz a proposta para o Plano Nacional de Implementação
das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação das Relações Étnico-Raciais e
para o Ensino de História e da Cultura Afro-Brasileira e Africana (2008) e
assim implementamos no currículo da Educação Infantil por meio da Arte e da
Literatura. Também nos
inspiramos no documento “Respeitar é preciso” (2015), lançado pela Secretaria
Municipal de Educação de São Paulo (SME/PMSP) em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e
Cidadania de São Paulo (SMDHCSP), a qual observa uma preocupação na
intervenção do cotidiano escolar que
vai além do garantir a aprendizagem de conteúdos curriculares para as crianças,
jovens e adolescentes: preocupa-se também com os valores e atitudes humanas
destas pessoas. Apresentamos por meio deste trabalho então, explanações
e oficinas artísticas temáticas passíveis e possíveis de implementação
intracurricular, bem como os desdobramentos e considerações sobre o trabalho.
Apresentamos ainda a continuidade do projeto a que será palco de exposição pela
cidade e estado de São Paulo.
Comentários
Postar um comentário