Janelinha lúdica dos sentimentos

 

PLANO DE AULA: Janelinha lúdica dos sentimentos


CONTEXTUALIZAÇÃO: Esta atividade foi elaborada para um momento de interação na escola pensando num possível retorno presencial das aulas – pós-pandemia – enfatizando a necessidade de escutarmos nossas crianças com a intencionalidade de conhecermos e respeitarmos suas emoções e sentimentos. Como estão os “eus” interiores das nossas crianças? Têm a necessidade de se expressarem: “Sobre o quê?” “Sobre quem?”. Esta atividade nos possibilita ainda – enquanto educadores/professores – ter um olhar cuidadoso com relação às escutas observadas e planejarmos nossos próximos passos diante deste contexto.

TURMA: Minigrupo II A 

PROFESSORA: Maria Cilene Lucas Vieira

TEMA:  Expressão dos sentimentos

DISCIPLINA CURRICULAR: Valorização dos sentimentos na escola

OBJETIVOS:  

  • Valorizar a expressividade e sentimentos das crianças;
  • Escutar as crianças (e oportunizar interações se acaso observar a necessidade);
  • Acolher os dados expressivos em meio à escuta das crianças após a atividade para elaborar futuras ações.

CONTEÚDOS: 

  • Sentimentos, emoções, respeito, escuta, interação.

DURAÇÃO: 1 hora aula (pensando num contexto de poucas crianças na sala devido à orientação acerca do distanciamento social entre as pessoas)

RECURSOS: 

  • 1 caixa de papelão colorida/lúdica/brincante (que respeitando o distanciamento social, o educador/professor, poderá solicitar em momento anterior à brincadeira que as crianças colaborem com a pintura/desenho/colagem da caixa de papelão que será a nossa janelinha dos sentimentos);
  • 1 mesa ou carteira escolar (na altura das crianças) para acomodar e fixar a janelinha com fita adesiva na altura das crianças;
  • Câmera digital e ou caderno para registros das observações.

METODOLOGIA: 

  • Numa roda (respeitando o distanciamento entre os participantes no dia), o educador/ professor conversa com as crianças acerca da atividade lúdica brincante da janelinha que propõe a escuta dos sentimentos delas (com o tema “saudade”, por exemplo, pode iniciar com “Eu estou com saudade. Saudade de quê? De quem?”. E escutar o que as crianças têm a expressar.);
  • O educador/professor escuta as falas das crianças, uma de cada de vez e registra suas observações para ações pedagógicas posteriores;
  • Em seguida, as crianças e o educador/professor realizam uma nova roda de conversa (com o distanciamento recomendado) interagindo respeitosamente em meio aos sentimentos dos participantes expostos na janelinha.

OBS: Dependendo do observado pelo educador/professor com relação ao desenvolvimento para a iniciação da atividade, este poderá demonstrar às crianças na janelinha seus sentimentos.

AVALIAÇÃO: Essa atividade brincante e lúdica com a janelinha dos sentimentos possibilita que todos nós observemos – crianças e adultos – que estamos perpassando por momentos difíceis, a que, para este contexto, pego aqui a fala da palestrante Rita Coelho para endossar esta passagem: “[...] temos um problema em comum.” Problema este causador de inumerados outros problemas a que nossas crianças estão imersas. Ao nos atermos para a necessidade de escutar as nossas crianças e interagir em meio aos narrados observados, estaremos não somente nos contribuindo e atendo para com os sentimentos parecidos que possivelmente assolam neste momento a todos, como também considero que seria uma prática que oportunizaria uma avaliação que consiste na observação de como nossas crianças interagirão em meio ao tema abordado e na participação coletiva desses sentimentos, oportunizando assim que nossas crianças observem que não estão sozinhas – estamos todos juntos nesta dolorida passagem.

REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS

BNCC Educação Infantil - disponível em <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil>

Indicadores da Qualidade na Educação Infantil Paulistana - disponível em <https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/10/Indicadores-de-qualidade-da-Educa%C3%A7%C3%A3o-Infantil-Paulistana-2.pdf>

4ª sessão do 1º Fórum internacional de educação Municípios do Alto Tietê - disponível no Youtube <https://www.youtube.com/watch?v=OPmvoyExy-Q>

Créditos de imagem <https://aartedeeducareducacaoemquestao.blogspot.com/2015/07/casinha-de-boneca-com-caixa-de-papelao.html?m=0>

Comentários