SINOPSE DO LIVRO: É o primeiro dia de aula de Kelo, no Chade, na África. As crianças caminham pela estrada. "Vou ganhar um caderno?", pergunta Tomás. "Vou ganhar um lápis? Vou aprender a ler com vocês?". Mas quando ele e as outras crianças chegam à escola, não há sala de aula nem carteiras. Apenas uma professora. "A primeira lição é construir a nossa escola" diz ela.
CONTEXTUALIZAÇÃO DA ATIVIDADE: Fizemos a leitura do livro "Escola de Chuva" do autor James Rumford e propus às crianças retratarmos a literatura representando-a por meio da arte - desenho/pintura/tridimensional - nos azulejos da escola. As crianças aderiram à proposta e produziram uma arte bastante significativa. Nas imagens sequenciais abaixo, algumas das produções desenvolvidas pelas crianças na construção da "Escola de Chuva".
|
Criança construindo a Escola de Chuva: tijolos de argila |
|
Criança colocando a estrutura de madeira para o telhado. |
|
Crianças colocando o telhado da escola. |
|
Crianças desenhando as gotas de chuva. |
|
Crianças pintando os personagens da história em papelão: os alunos da Escola de Chuva. |
|
Terminando a pintura dos alunos/personagens da história. |
|
Alunos prontos: papelão e guaches. |
|
Arte dobrada na base em dois pontos. |
|
Dobramos todos, colocamos um pedaço de barbante e colamos om cola quente no azulejo da escola.
Crianças colando os cabelos dos alunos. Tirinhas de papel.Após secagem, puxamos com a tesoura para encaracolar. |
|
Criança apresentando sua arte: a professora da escola. |
|
Crianças terminando de produzir a arte: Escola de Chuva.
CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO COM O LIVRO ESCOLA DE CHUVA: Foi muito rico, significativo e produtivo este trabalho na EMEI, pois dentre outros debates, as crianças perceberam que a realidade das crianças da história contada pelo autor em Chade na África, não é parecida com as delas aqui. Debatemos também acerca da importância e valorização da escola e dos conhecimentos compartilhados que adquirimos dentro dela com os amigos e educadores em geral. Recontam e respondem questões sobre a história prontamente. Adoraram retratar a história nos azulejos da escola por meio da arte.
|
Comentários
Postar um comentário