Após explicitar para as crianças na roda de conversa sobre como é formado e qual é a função do Conselho Mirim na escola, explanei a elas que iriam ser as tomadoras de decisões para a realização do desenvolvimento das nossas atividades cotidianas em sala de aula - escolhendo, elegendo e reconhecendo a legitimidade de seus votos. As crianças entenderam a proposta e se empoderaram da funções atribuídas a elas como Conselho Mirim atuante na gestão democrática da nossa sala de aula. Começaram então pela escolha do livro infantil. Tínhamos dispostos na roda diversos livros na qual a maioria das crianças (17 de 20 no total) escolheram o livro da coleção "Amiguinhos Assustadores" com a história "A Múmia Florêncio". A narrativa dessa história se passa em um museu. Florêncio, nosso amiguinho múmia, queixa sua tristeza tanto para os amiguinhos de longa data do próprio museu - estátua, leão... - quanto para os novos amiguinhos de uma escola pública que vão visitar o museu dizendo que em toda sua vida, com mais de 2.000 mil anos de existência nunca tivera uma festinha de aniversário. Nesse momento, as crianças começaram a narrar que já tiveram festinhas de aniversário com as mais diversas temáticas (Elza, Frozen, Galinha Pintadinha, Batman, Homem Aranha...). Somente 1 aluno (Guilherme) nos disse que, como Florêncio, não tivera também festinha de aniversário. Durante a leitura da história outro aluno (Luís) ficava fazendo gestos e mímicas imitando a múmia Florêncio, na qual, quando houve a proposta de confeccionarmos o amiguinho Florêncio com o desenho do corpo de algum amiguinho da sala, algumas crianças sugeriram que fosse o Guilherme e outras sugeriram que fosse o Luís. Entramos então em um novo processo de votação para saber qual dos dois alunos - Guilherme e Luís - seria desenhado pela turminha para ser nosso amiguinho Florêncio. O resultado mostrou Guilherme com um total de 10 votos e Luís com 9 votos. Houve 1 abstenção. Após o resultado, as crianças começaram a desenvolver a arte desenho e colagem do nosso amiguinho Florêncio.
 |
Crianças desenhando o nosso amiguinho Florêncio/Guilherme. |
 |
Crianças fruindo a arte desenho que produziram. |
 |
Crianças rasgando os retalhos e tiras das folhas de revistas. |
 |
Crianças começando a colagem arte das tiras de revista em Florêncio. |
 |
Arte colagem coletiva de nosso amiguinho quase pronta. |
 |
Florêncio no refeitório da nossa escola para fruição de todas as crianças. |
muito fofo! fiz uma reunião assim no banheiro com eles, registrei em ATA. .. Eles entendem mesmo!
ResponderExcluirMuito obrigada Isabel. Entendem e aprendem significativamente sim. Ah, lembro-me como hoje do seu excelente trabalho. Foi magnífico! <3
ExcluirQue trabalho lindo Cilene, parabéns amiga !
ResponderExcluirMuitíssimo obrigada Ygor. Foi muito bom e significativo. <3
ExcluirLindo trabalho parabems
ResponderExcluirMuitíssimo obrigada Ademir. <3
Excluir