O Conselho Mirim do MGIIB apresenta: nosso amiguinho Florêncio.



CONTEXTUALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO:

Após explicitar para as crianças na roda de conversa sobre como é formado e qual é a função do Conselho Mirim na escola, explanei a elas que iriam ser as tomadoras de decisões para a realização do desenvolvimento das nossas atividades cotidianas em sala de aula - escolhendo, elegendo e reconhecendo a legitimidade de seus votos. As crianças entenderam a proposta e se empoderaram da funções atribuídas a elas como Conselho Mirim atuante na gestão democrática da nossa sala de aula. Começaram então pela escolha do livro infantil. Tínhamos dispostos na roda diversos livros na qual a maioria das crianças (17 de 20 no total) escolheram o livro da coleção "Amiguinhos Assustadores" com a história "A Múmia Florêncio". A narrativa dessa história se passa em um museu. Florêncio, nosso amiguinho múmia, queixa sua tristeza tanto para os amiguinhos de longa data do próprio museu - estátua, leão... - quanto para os novos amiguinhos de uma escola pública que vão visitar o museu dizendo que em toda sua vida, com mais de 2.000 mil anos de existência nunca tivera uma festinha de aniversário. Nesse momento, as crianças começaram a narrar que já tiveram festinhas de aniversário com as mais diversas temáticas (Elza, Frozen, Galinha Pintadinha, Batman, Homem Aranha...). Somente 1 aluno (Guilherme) nos disse que, como Florêncio, não tivera também festinha de aniversário. Durante a leitura da história outro aluno (Luís) ficava fazendo gestos e mímicas imitando a múmia Florêncio, na qual, quando houve a proposta de confeccionarmos o amiguinho Florêncio com o desenho do corpo de algum amiguinho da sala, algumas crianças sugeriram que fosse o Guilherme e outras sugeriram que fosse o Luís. Entramos então em um novo processo de votação para saber qual dos dois alunos - Guilherme e Luís -  seria desenhado pela turminha para ser nosso amiguinho Florêncio. O resultado mostrou Guilherme com um total de 10 votos e Luís com 9 votos. Houve 1 abstenção. Após o resultado, as crianças começaram a desenvolver a arte desenho e colagem do nosso amiguinho Florêncio.

Crianças desenhando o nosso amiguinho Florêncio/Guilherme.

Crianças fruindo  a arte desenho que produziram.

Crianças rasgando os retalhos e tiras das folhas de revistas.

Crianças começando a colagem arte das tiras de revista em Florêncio. 

Arte colagem coletiva de nosso amiguinho quase pronta.

 Florêncio no refeitório da nossa escola para fruição de todas as crianças.



Comentários

  1. muito fofo! fiz uma reunião assim no banheiro com eles, registrei em ATA. .. Eles entendem mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Isabel. Entendem e aprendem significativamente sim. Ah, lembro-me como hoje do seu excelente trabalho. Foi magnífico! <3

      Excluir
  2. Que trabalho lindo Cilene, parabéns amiga !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigada Ygor. Foi muito bom e significativo. <3

      Excluir

Postar um comentário