Exploring the colors in English Language (Explorando as cores em língua inglesa)

Contexto: Esta atividade foi planejada pensando-se em ensinar as cores na língua inglesa, por meio lúdico, aliando a recepção positiva a que as crianças concebem com a chegada do coelhinho da páscoa. Realizamos esta atividade depois de assistirmos o vídeo e ouvirmos a música do “Coelhinho da Páscoa”.


Conteúdo
Cores em inglês

Ano / Série
Trabalhei com MG 2 A – Educação Infantil.
              OBS: Esta atividade pode ser promovida até o 6º ano (5ª série). Nessa faixa etária os alunos podem desenvolver as atividades de desenho e recorte no EVA. O recurso da cola quente deve ser ministrado pelo professor.

Tempo Estimado
4 horas aula/ atividade.


Objetivos
  • Promover aos alunos o contato e aprendizagem (verbal/oral/perceptiva) das cores em língua inglesa de forma lúdica;
  • Possibilitar a prática das habilidades de listening e speaking falando sempre as cores presentes na atividade em língua inglesa;
  • Proporcionar a escolha de cores da preferência dos alunos para o trabalho manual a ser confeccionado;
  • Colorir de acordo com as preferências dos alunos (habilidade coordenativa motora fina) o corpo do coelho;
  • Propiciar a interação com o meio em que vivem (re)aproveitando materiais recicláveis para a construção dos próprios objetos;
  • Observar as relações pessoais/interações dos alunos no/com o grupo e com a atividade proposta;
  • Adornar o coelho e dispô-lo para cada aluno no dia da páscoa com chocolate, bombons, pirulitos, balas, etc.

Recursos necessários para desenvolver a atividade
  • Voz ativa do professor;
  • Tintas guache ou plástica de cores variadas;
  • Cones de papelão;
  • Pincéis;
  • EVA de várias cores;
  • Cola quente;
  • Fios sintéticos (bigode).

Desenvolvimento da atividade

Antes da atividade
  • O professor, numa roda de conversa, explicita aos alunos acerca da intencionalidade da atividade (aprendizagem das cores em inglês e confecção/pintura do coelhinho para a páscoa).

Durante a atividade
  • O professor disponibiliza as tintas guache, os cones e os pincéis e sugere aos alunos que escolham uma cor de suas preferências para a realização da atividade;
  •  Após a escolha das cores, o professor começa a falar cada cor escolhida por cada aluno em inglês e solicita que comecem a colorir os cones e que falem as cores ali presentes em inglês junto com ele (yellow, pink, blue, green, orange, red, black, brown, white, purple, etc);
  • O professor vai sempre explanando os vocábulos das cores presentes nas mãos dos alunos em língua inglesa, estimulando as práticas do listening e do speaking.
OBS: Pode-se explorar também a técnica do Look or Look at this, na qual, o professor pega cada cone dos alunos nas mãos e vai mostrando e falando a cor em inglês para que o aluno associe a cor pronunciada e a cor observada no cone (recursos visual).

Após a atividade
  • Coloca-se os cones para secar. Após a secagem, o professor adorna o cone para transformá-lo num coelhinho;
  • Ao terminar de adornar o coelhinho, o professor o enche de doces e entrega aos alunos próximo ao dia da páscoa;
  • Realizar o registro de todas as observações perceptíveis durante a atividade com as cores em língua inglesa.
Como adornar o coelhinho: desenvolvimento
1º momento: O professor desenha e recorta nos EVAs de diversas cores os moldes das partes do corpo do coelho (as orelhas, os pés são acoplados para tapar o fundo do cone, nariz, olhos, rabinho) – vide modelo;
2º momento: Com a cola quente, vai colocando as partes do coelho nos cones a qual os alunos pintaram – visualizar na imagem exemplo – fixando também os fios do bigode;
3º momento: Ao terminar de montar todos os coelhinhos, o professor coloca dentro deles diversos doces/chocolate/balas (etc) e entrega próximo a páscoa para cada aluno dizendo “Happy Easter”.  
OBS: No momento de cada entrega de coelho, o professor ainda tem a oportunidade de explorar as cores:  blue bunny, green bunny, yellow bunny, pink bunny, orange bunny, red bunny, black bunny, brown bunny, white bunny, purple bunny and others.

MOLDE DO COELHO

 Avaliação
      A avaliação para essa atividade na Educação Infantil perpassou pela observação nos diversos momentos das interações e participações dos alunos em meio às atividades propostas. As crianças interagiram positivamente em meio aos vocábulos das cores em língua inglesa – ouvindo e falando.

Atividade escrita e elaborada pela professora Maria Cilene – MG2A


Comentários