Contexto: Esta atividade
foi planejada pensando-se em ensinar as cores na língua inglesa, por meio
lúdico, aliando a recepção positiva a que as crianças concebem com a chegada do
coelhinho da páscoa. Realizamos esta atividade depois de assistirmos o vídeo e
ouvirmos a música do “Coelhinho da Páscoa”.
Conteúdo
Cores
em inglês
Ano / Série
Trabalhei
com MG 2 A – Educação Infantil.
•
OBS:
Esta atividade pode ser promovida até o 6º ano (5ª série). Nessa faixa etária os alunos podem
desenvolver as atividades de desenho e recorte no EVA. O recurso da cola quente
deve ser ministrado pelo professor.
Tempo Estimado
4
horas aula/ atividade.
Objetivos
- Promover aos alunos o contato e aprendizagem (verbal/oral/perceptiva) das cores em língua inglesa de forma lúdica;
- Possibilitar a prática das habilidades de listening e speaking falando sempre as cores presentes na atividade em língua inglesa;
- Proporcionar a escolha de cores da preferência dos alunos para o trabalho manual a ser confeccionado;
- Colorir de acordo com as preferências dos alunos (habilidade coordenativa motora fina) o corpo do coelho;
- Propiciar a interação com o meio em que vivem (re)aproveitando materiais recicláveis para a construção dos próprios objetos;
- Observar as relações pessoais/interações dos alunos no/com o grupo e com a atividade proposta;
- Adornar o coelho e dispô-lo para cada aluno no dia da páscoa com chocolate, bombons, pirulitos, balas, etc.
Recursos necessários para desenvolver a
atividade
- Voz ativa do professor;
- Tintas guache ou plástica de cores variadas;
- Cones de papelão;
- Pincéis;
- EVA de várias cores;
- Cola quente;
- Fios sintéticos (bigode).
Antes
da atividade
- O professor, numa roda de conversa, explicita aos alunos acerca da intencionalidade da atividade (aprendizagem das cores em inglês e confecção/pintura do coelhinho para a páscoa).
Durante
a atividade
- O professor disponibiliza as tintas guache, os cones e os pincéis e sugere aos alunos que escolham uma cor de suas preferências para a realização da atividade;
- Após a escolha das cores, o professor começa a falar cada cor escolhida por cada aluno em inglês e solicita que comecem a colorir os cones e que falem as cores ali presentes em inglês junto com ele (yellow, pink, blue, green, orange, red, black, brown, white, purple, etc);
- O professor vai sempre explanando os vocábulos das cores presentes nas mãos dos alunos em língua inglesa, estimulando as práticas do listening e do speaking.
Após
a atividade
- Coloca-se os cones para secar. Após a secagem, o professor adorna o cone para transformá-lo num coelhinho;
- Ao terminar de adornar o coelhinho, o professor o enche de doces e entrega aos alunos próximo ao dia da páscoa;
- Realizar o registro de todas as observações perceptíveis durante a atividade com as cores em língua inglesa.
1º
momento: O professor desenha e recorta nos EVAs de diversas cores os moldes das
partes do corpo do coelho (as orelhas, os pés são acoplados para tapar o
fundo do cone, nariz, olhos, rabinho) – vide modelo;
2º
momento: Com a cola quente, vai colocando as partes do coelho nos cones a qual
os alunos pintaram – visualizar na imagem exemplo – fixando também os fios do
bigode;
3º
momento: Ao terminar de montar todos os coelhinhos, o professor coloca dentro
deles diversos doces/chocolate/balas (etc) e entrega próximo a páscoa para cada
aluno dizendo “Happy Easter”.
OBS:
No momento de cada entrega de coelho, o professor ainda tem a oportunidade de explorar
as cores: blue bunny, green bunny, yellow bunny, pink bunny, orange bunny, red
bunny, black bunny, brown bunny, white bunny, purple bunny and others.
MOLDE DO COELHO |
Avaliação
A avaliação para essa atividade na
Educação Infantil perpassou pela observação nos diversos momentos das
interações e participações dos alunos em meio às atividades propostas. As crianças
interagiram positivamente em meio aos vocábulos das cores em língua inglesa –
ouvindo e falando.
Atividade
escrita e elaborada pela professora Maria Cilene – MG2A
Comentários
Postar um comentário